0 Módulo 3

Linhas orientadoras de intervenção 

(3 a 12 dezembro)

CONTEÚDOS
  • Aula inicial de módulo por videoconferência*  (2ª feira, 3 dezembro 12h00**)
  • Estratégias de prevenção e de intervenção face ao bullying
  • Metodologias de avaliação do fenómeno
  • Dinâmicas de intervenção
  • Análise de alguns materiais pedagógicos
  • Videoconferência FINAL* a decorrer na 5ª feira 13 dezembro*** 12h00**


MATERIAIS

1. Recursos/Bibliografia essencial:
- Powerpoint (aula inicial de módulo por videoconferência)
- Seixas, S. (2005). Violência escolar: Metodologias de identificação dos alunos agressores e/ou vítimas. Análise Psicológica, 2 (XXIII), 97-110.
- Department for Education (DfES) (2002). Bullying. Don’t suffer in silence – an anti-bullying pack for schools.
- Freire, I., Veiga Simão, A. & Ferreira, A. (2006). O estudo da violência entre pares no 3º ciclo do ensino básico – um questionário aferido para a população escolar portuguesa. Revista Portuguesa de Educação, 19 (2), 157-183.

2. Bibliografia suplementar aconselhada:
- Fernandes, L. & Seixas, S. (2012). Plano Bullying. Como apagar o bullying das escolas. Lisboa: Plátano (sinopse e capa do livro disponível)
- Farrington, D. & Ttofi, M. (2009). School-Based Programs to Reduce Bullying and Victimization. The Campbell Collaboration
- Anti-bullying Alliance (2008). Tackling bullying in schools. A mapping of approaches.

3. Materiais disponibilizados para análise:
- Powerpoint de Fante & Pedra.
- 2 Vídeos sobre treino da assertividade do you tube (sem tradução):
      a) Victim Proof School for Kids (part 1).
      b) Victim Proof School for Kids (part 2).

- 12 atividades retiradas do livro ”Plano Bullying. Como apagar o bullying das escolas”, com respetiva descrição.
- 3 materiais, motores de reflexão, retirados de “Time for Kids”.


ATIVIDADES PROPOSTAS

1 – Participe na Videoconferência* (2º feira – 3 de Dezembro 12h00**)

2 – Veja (ou reveja) o Powerpoint apresentado na videoconferência.
 Entre as várias iniciativas neste power-point identificadas, aprecio particularmente as medidas que recorrem ao grupo de pares, nomeadamente pela elevada proporção de alunos que, nas escolas, não se envolvem em comportamentos de bullying e que se evidenciam como indivíduos com boas competências sociais e comunicativas. Apelando não só à sua criatividade, mas também ao seu conhecimento de exemplos concretos, que outras iniciativas podem sugerir que utilizem o grupo de pares como principal agente de mudança?
Participe nesta discussão na página “Dia-a-dia do Curso…” comentando o respetivo post.

3 – Leia o seguinte artigo:
- Seixas, S. (2005). Violência escolar: Metodologias de identificação dos alunos agressores e/ou vítimas. Análise Psicológica, 2 (XXIII), 97-110.
 Como verifica, após a leitura deste artigo, torna-se efetivamente difícil identificar uma única metodologia eficaz para a identificação de alunos diretamente envolvidos em comportamentos de bullying. Se tivesse de construir um instrumento para avaliar os níveis de incidência de comportamentos de bullying numa escola (ou na sua), como o faria? O que incluiria? Que procedimento(s) selecionava? Que fontes informativas escolheria?
Participe nesta discussão na página “Dia-a-dia do Curso…” comentando o respetivo post.

4-  Veja os seguintes vídeos
a) Victim Proof School for Kids (part 1).
b) Victim Proof School for Kids (part 2).

Reflita sobre a importância de promovermos uma postura assertiva perante a tentativa de intimidações, humilhações e outros ataques. Como podemos ajudar os nossos filhos e/ou alunos a desenvolver essa competência?
Participe nesta discussão na página “Dia-a-dia do Curso…” comentando o respetivo post.


5 - O principal intuito deste módulo relaciona-se com aspetos práticos: Como intervir? Que alternativas, em termos de medidas de intervenção, podemos ter? Como abordar esta problemática com os alunos?  Que estratégias e/ou materiais podemos utilizar?
O desafio que lhe colocamos aqui situa-se ao nível da conceção de materiais:
De acordo com os seus interesses pessoais ou necessidades profissionais construa e partilhe connosco materiais que possam ser usados por si ou por outros professores, educadores ou técnicos para trabalhar com os alunos. No sentido de melhor adequar os materiais, tenha em consideração diferentes anos/ciclos de escolaridade (por exemplo para o pré-escolar, com idades entre os 3-5 anos, ou do 1º ao 3º ciclo de escolaridade) e diferentes temas/objetivos, como por exemplo:
  • tolerância e respeito pela diversidade
  • intervenção perante a observação de incidentes de bullying
  • empatia pelo sofrimento vivenciado pelos alunos vitimizados
  • atitudes face à vítima e face ao agressor
Esses materiais podem assumir a forma de questionários, jogos, vídeos, histórias, apresentações, atividades (o que desejar!).
Utilize como base de “inspiração” ou como exemplo as 12 atividades retiradas do livro ”Plano Bullying. Como apagar o bullying das escolas”, que se encontram com as respetivas descrições e os 3 materiais retirados de “Time for Kids”.
De igual modo, se pretender apresentar uma narrativa, estimule a sua criatividade através do visionamento do Powerpoint de Fante & Pedra.

Alguns destes materiais/atividades, poderão ser objeto de seleção com o objetivo de serem incluídos (desde que com a autorização devida dos formandos e a sua autoria devidamente referenciada) numa reedição revista e aumentada do livro “Plano Bullying”, direcionada preferencialmente para o pré-escolar. Nesses casos haveria a necessidade de se solicitar uma breve síntese dos autores (nome, instituição de pertença/trabalho, habilitações académicas) e, a acompanhar os materiais/atividades, uma descrição quanto aos seus objetivos, público-alvo e forma de implementação.


Como os materiais/atividades podem ser de diversos  formatos (pdfs, videos, docs, etc.), deve  colocar os ficheiros respetivos em sitios onde os possa  partilhar através da respetiva link. Exemplos:

  • Videos - colocar no youtube.
  • Apresentações e PDFs - colocar no Slideshare, google drive (partilhado), dropbox (partilhado), etc.
  • Outros ficheiros - colocar no google drive (partilhado), dropbox (partilhado), ou qualquer outro sitio que permita a partilha com os participantes no curso.


Se tiver dificuldades na partilha de ficheiros contacte connosco.


Participe nesta discussão na página “Dia-a-dia do Curso…” comentando o respetivo post.


6 - Participe na Videoconferência* FINAL - 4º feira, 13 de dezembro*** 12h00**





* Esta videoconferência será difundida em direto no canal do curso no YOUTUBE. A gravação  ficará disponível no mesmo canal, pelo que pode visualizá-la quando o desejar.
** Hora de Lisboa (para converter a hora para a sua zona clique aqui)
*** Alterado!

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